Desde que o autismo é um espectro, que engloba uma ampla
gama de níveis de funcionamento e transtornos que vão desde o autismo
não-verbal, de baixo funcionamento até a Síndrome de Asperger, altamente
verbal. Estes distúrbios têm algumas características em comum, mas têm
diferenças importantes também.
Tipos de Transtornos do Espectro do Autismo
Compreender os diferentes tipos de autismo pode ajudar os
professores e as expectativas dos pais de forma e trabalhar em áreas de
desafio. Se você está preocupado que você ou seu filho pode ter um desses
transtornos de desenvolvimento, é importante falar com o seu médico ou
profissional de educação especial imediatamente. De acordo com um estudo
publicado na revista Pesquisa em deficiências de desenvolvimento, a intervenção
precoce e o tratamento pode melhorar drasticamente o funcionamento de uma
criança, não importa que tipo de autismo que tenha.
• AUTISMO CLÁSSICO
Caracterizada por problemas com a comunicação, interação
social e comportamentos repetitivos, autismo clássico é tipicamente
diagnosticado antes dos três anos. Sinais de alerta incluem o desenvolvimento
da linguagem atrasada, falta de apontador ou gesticulando, mostrando falta de
objetos, e auto-estimulação comportamento como balançar ou bater as mãos. Na
maioria dos casos, a doença provoca atrasos significativos no desenvolvimento e
os pais ou cuidadores notar que há algo acontecendo durante os anos da criança.
No entanto, em casos de alto grau de funcionamento, a criança pode ser ter
cinco anos de idade ou mais, antes que ele ou ela receba um diagnóstico.
• AUTISMO CLÁSSICO PODE VARIAR DE LEVE OU DE ALTO
FUNCIONAMENTO A GRAVE OU DE BAIXO FUNCIONAMENTO:
Autismo de alto funcionamento envolve sintomas como
competências linguísticas em atraso ou não-funcional, comprometendo o
desenvolvimento social, ou a falta da capacidade de “role play” com os
brinquedos e fazer outras atividades lúdicas que as crianças imaginativas
neurotípicas fazem. No entanto, as pessoas com autismo de alto funcionamento
tem um QI na faixa normal e podem exibir nenhum do comportamento compulsivo ou
auto-destrutivo, muitas vezes visto em autismo de baixo funcionamento.
Autismo de baixo funcionamento é um caso mais grave da
doença. Os sintomas do autismo são profundos e envolvem déficits graves em
habilidades de comunicação, habilidades sociais pobres, e movimentos
repetitivos estereotipados . Geralmente, o autismo de baixo funcionamento está
associado com um QI abaixo da média.
• SÍNDROME DE ASPERGER
Apesar de não ser incluída como um diagnóstico separado na
última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
(DSM-V), muitas pessoas têm sido marcadas com Síndrome de Asperger. Este tipo
de autismo de alto funcionamento tem algumas características distintas, incluindo
excepcionais habilidades verbais, problemas com o jogo simbólico, problemas com
habilidades sociais, desafios que envolvam o desenvolvimento da motricidade
fina e grossa, e intenso, ou mesmo obsessivo interesses especiais.
Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico em
que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou prejuízo. No
entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso funcional da
linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de rotular milhares
de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses itens.
• TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO – SEM OUTRA
ESPECIFICAÇÃO (PDD-NOS)
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra
Especificação (PDD-NOS) é outro transtorno do espectro do autismo, que não mais
realiza um diagnóstico oficial separado no DSM-V. Em vez disso, profissionais
de saúde mental irão diagnosticar esses indivíduos com autismo de alto
funcionamento ou de baixo. Também conhecido como autismo atípico, PDD-NOS envolve
alguns, mas não de todas as características clássicas de autismo. As pessoas
diagnosticadas com PDD-NOS podem lutar com a linguagem ou as habilidades
sociais e comportamentos repetitivos, mas eles não podem encontrar desafios em
todas as três áreas. Esta desordem difere de Síndrome de Asperger por causa das
habilidades linguísticas; algumas pessoas com PDD-NOS podem ter atrasos de
linguagem.
• TRANSTORNO DE RETTRESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
SOBRE O DSM-5
Uma vez considerado um transtorno do espectro do autismo,
Síndrome de Rett não será incluída no espectro do autismo no DSM-V. Isto é
porque Transtorno de Rett é causado por uma mutação genética. Apesar de os
sintomas da desordem, que incluem a perda de habilidades sociais e de
comunicação, imitar o autismo clássico, a doença passa por diversas fases
diferentes. Normalmente, as crianças diagnosticadas com Transtorno de Rett
superam muitos dos desafios que são semelhantes ao autismo. Podem enfrentar
outros desafios, incluindo a deterioração de habilidades motoras e problemas
com a postura, que não afetam a maioria das pessoas do espectro do autismo.
• TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA.
Outro transtorno do espectro do autismo, que não vai levar
um diagnóstico separado no DSM-V, Transtorno Desintegrativo da Infância (CDD) é
caracterizado por uma perda de comunicação e habilidades sociais entre as
idades de dois e quatro anos. Este transtorno tem muito em comum com o autismo
regressivo, e será classificado como um transtorno do espectro do autismo em
geral.
Procure ajuda se você está preocupado Compreender os
diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial
separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um
plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos
os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que
você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no
tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você
mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo.
Fonte: Autism Types
Créditos: Espaço Autista
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