domingo, 1 de dezembro de 2013

O que faz um Assistente Social?




O assistente social atua no campo das relações humanas, promovendo a integração do indivíduo ao seu meio e solucionando os problemas que prejudicam o bem-estar da coletividade

MERCADO DE TRABALHO

O Assistente Social é um profissional da área das relações sociais: na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. É um técnico em gestão de serviços sociais e prestação de serviços socio-educativos e assistenciais. O profissional só estará habilitado ao exercício da profissão após ser registrado no Conselho Regional de Serviço Social-CRESS, que credencia a assumir as competências e atuações privativas do Assistente Social.

Os Assistentes Sociais atuam em:
• Instituições públicas, filantrópicas e privadas de âmbito federal, estadual e municipal;
•  Empresas;
• Organizações populares;
• Entidades e Instituições não-governamentais;
• Unidades de Ensino de Serviço Social.

Desempenha funções de direção, gerenciamento, chefia, supervisão, assessoria, consultoria, pesquisa, planejamento, gestão de banco de dados em política e serviços sociais, docência, monitoramento de convênios e prestação de serviços com atendimento direto a usuários.

 Com um vasto campo de atuação o assistente social pesquisa, planeja, administra, ensina e incentiva as transformações culturais e a participação na formação da política social. Pode atuar junto ao serviço social da família, voltado para a assistência integral à família e que abrange desde a legalização de uniões até a orientação de casais com problemas sociais, como alcoolismo e drogas; na área do menor, criando serviços de colocação profissional e familiar e orientando o encaminhamento de menores com desvios de comportamento.

Na área do serviço social médico, sua atividade inclui desde a triagem e acompanhamento de tratamentos de saúde até o encaminhamento de recursos comunitários ou mesmo a orientação para prevenção e tratamento de doenças.

Na área empresarial, o assistente social age conjuntamente com o setor de recursos humanos na administração de benefícios, treinamentos, prevenção de acidentes de trabalho e seleção de pessoal.

Finalmente, na área de bem estar e promoção social, esse profissional vai atuar junto a órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, na promoção de programas que atendam às necessidades básicas do ser humano - alimentação, moradia, educação, saúde e lazer.

Com a nova Constituição e com o Estatuto da Criança, no entanto, o assistente social passou a ser muito mais requisitado, seja pelo aumento no número de adoções, seja pela exigência de sua presença nas comissões de julgamento de menores.

Da mesma forma, todo município, por menor que seja, deve ter programas de distribuição de alimentos e de remédios, passes de ônibus intermunicipais e serviços de ambulância, creches e marcação de consultas - atividades sempre desenvolvidas por assistentes sociais.

FACULDADE
- Duração: 4 anos
- Currículo mínimo: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Economia, Antropologia, Formação Social, Economia e Política do Brasil, Direito e Legislação Social, Teoria do Serviço Social, Metodologia do Serviço Social, História do Serviço Social, Desenvolvimento da Comunidade, Política Social, Administração em Serviço Social, Pesquisa, Planejamento e Ética Profissional em Serviço Social
- Área de atuação: junto a equipes interdisciplinares; unidades de serviço social; empresas; hospitais; asilos e magistério
- Perfil do profissional: interesse pelo ser humano e seu contexto social, sociabilidade, criatividade, iniciativa e habilidade em observar, refletir e transmitir idéias.

Ficou interessado por essa fascinante área? Escreva nos comentários abaixo suas dúvidas ou algum relato.


SIGA-NOS NA REDE www.facebook.com/pensarsocial

Nenhum comentário:

Postar um comentário